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O QUE SÃO REDES SOCIAIS?
Não há dúvidas que a internet facilitou as relações pessoais e o fluxo de informações entre redes de interesses comuns. Amigos de longa data se reencontraram com o advento do Orkut, que também ajudou na formação de novos grupos a partir de gostos similares, conectando pessoas e facilitando a comunicação entre elas através de perfis e fóruns de debate.
Estas interações possibilitaram a criação de redes sociais na internet, hoje impulsionadas por diversos sites e ferramentas exclusivos para este fim. Você certamente já utilizou alguns deles, mesmo sem saber a definição exata de uma rede social: Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, blogs e fotologs, entre muitos outros. Embora estes últimos sejam casos onde originalmente a comunicação se dava apenas entre emissor e leitores, hoje há possibilidade de fazer conexões com a lista de amigos/leitores, comentar etc, enfim, criar vínculos sociais.
O gosto do brasileiro pelas redes sociais é crescente e antigo. Uma pesquisa da Nielsen Digital divulgada em maio pela Google Brasil revelou que há aproximadamente 25 milhões de usuários do Orkut no país, um verdadeiro fenômeno mundial. Os brasileiros tomaram de assalto as comunidades e nem mesmo a popularização de outras redes como o Facebook tirou o reinado do Orkut.
Além disso, 3/4 dos internautas brasileiros acessam o site mensalmente, totalizando uma média mensal de seis horas e 40 minutos, muito maior do que os 11 minutos de acesso médio por mês ao Facebook.
De acordo com números levantados pelo Google, 57% dos usuários brasileiros de internet acessam redes sociais diariamente, média acima da mundial, que chega a 31%. Na Índia, os números estão em 41%, e nos Estados Unidos o total é de 33%.
Em número de visitas por usuário no Brasil, as redes sociais ficam classificadas assim: 24,5 visitas/mês- Orkut 3,6 visitas/mês- Fotolog3,4 visitas/mês- Twitter3,3 visitas/mês- Sonico2,5 visitas/mês- Facebook
Não há dúvidas que a internet facilitou as relações pessoais e o fluxo de informações entre redes de interesses comuns. Amigos de longa data se reencontraram com o advento do Orkut, que também ajudou na formação de novos grupos a partir de gostos similares, conectando pessoas e facilitando a comunicação entre elas através de perfis e fóruns de debate.
Estas interações possibilitaram a criação de redes sociais na internet, hoje impulsionadas por diversos sites e ferramentas exclusivos para este fim. Você certamente já utilizou alguns deles, mesmo sem saber a definição exata de uma rede social: Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, blogs e fotologs, entre muitos outros. Embora estes últimos sejam casos onde originalmente a comunicação se dava apenas entre emissor e leitores, hoje há possibilidade de fazer conexões com a lista de amigos/leitores, comentar etc, enfim, criar vínculos sociais.
O gosto do brasileiro pelas redes sociais é crescente e antigo. Uma pesquisa da Nielsen Digital divulgada em maio pela Google Brasil revelou que há aproximadamente 25 milhões de usuários do Orkut no país, um verdadeiro fenômeno mundial. Os brasileiros tomaram de assalto as comunidades e nem mesmo a popularização de outras redes como o Facebook tirou o reinado do Orkut.
Além disso, 3/4 dos internautas brasileiros acessam o site mensalmente, totalizando uma média mensal de seis horas e 40 minutos, muito maior do que os 11 minutos de acesso médio por mês ao Facebook.
De acordo com números levantados pelo Google, 57% dos usuários brasileiros de internet acessam redes sociais diariamente, média acima da mundial, que chega a 31%. Na Índia, os números estão em 41%, e nos Estados Unidos o total é de 33%.
Em número de visitas por usuário no Brasil, as redes sociais ficam classificadas assim: 24,5 visitas/mês- Orkut 3,6 visitas/mês- Fotolog3,4 visitas/mês- Twitter3,3 visitas/mês- Sonico2,5 visitas/mês- Facebook
Aprendizado em rede social
Outros tipos de comunidade que vêm crescendo são as redes sociais dedicadas à aprendizagem de novos idiomas. O contato com internautas de todo o mundo facilita a compreensão das línguas, e as ferramentas disponíveis como fóruns, chats e atividades interativas aceleram o processo de aprendizado. O Livemocha e o Italki são dois bons exemplos.
A socialização digital tem estado cada vez mais presente em nosso dia a dia. É fato que você já deve ter pelo menos acessado alguma das redes sociais disponíveis na internet. Com toda a evolução social da internet, ficamos propensos ao uso de redes sociais para tornarmos digitalmente sociáveis.É comum encontros entre pessoas que se conheciam apenas em redes sociais. Em Curitiba, por exemplo, existe o Curitiblogs uma associação de blogs de Curitiba, onde frequentemente os blogueiros encontram-se para partilhar de conhecimentos e é claro para dar aquela relaxada e curtir o papo entre amigos. Esta forma de socialização entre os blogueiros têm se tornado constante.O uso de redes sociais pode ser muito benéfico a você, além de divulgar a sua imagem, você pode criar uma rede de contatos sem fim. “Socializar” este é o verbo utilizado por muitos. A vida sociável na internet é como na vida real, quanto mais sociável ser, maior será sua reputação na web. O Twitter, por exemplo, é uma ótima forma de socializar, você não tem muito trabalho para realizar tal feito. Basta criar uma conta, postar seus “twitts”, seguir algumas pessoas, e ser seguido por outras, fácil não? Parece ser, mas por mais simples que o twitter possa ser, para você juntar uma quantidade considerável de seguidores é necessário muito trabalho e acima de tudo escrever o que o povo quer ler. Você pode utilizar as redes sociais para divulgar seus trabalhos, seu conhecimento, suas ideias, enfim o que você quiser. Não existem barreiras entre você a rede.
O impacto das redes sociais nos negócios.
A revolução causada pela WEB 2.0 está transformando as nossas vidas; é uma avalanche que está invadindo nossos espaços pessoais e profissionais. O conceito de rede social é o centro desta transformação e reúne todos os aspectos desta mudança. Ferramentas e comportamentos que se espalharam no universo dos consumidores agora estão fazendo a transição para o mundo corporativo, com diversas implicações nos processos de negócios que irão modificar a maneira com que trabalhamos.
Antes de apresentarmos as mudanças para os processos de negócio, é interessante com um breve olhar sobre os principais conceitos relacionados com as redes sociais:
- As ferramentas eletrônicas podem aumentar o número de contatos ativos que uma pessoa consegue manter (o limite humano para relações estáveis, segundo algumas pesquisas, era de 150, mas com as novas ferramentas este limite agora é desconhecido);
- Se selecionarmos aleatoriamente duas pessoas no planeta, eles estarão separados, em média, apenas por seis graus de separação. Ou seja, uma pessoa que conhece outra que conhece fulano...; virtualmente, qualquer um pode ser contacto em apenas seis passos;
- As conexões fracas (os contatos que você mal vê e conhece superficialmente), geralmente, criam mais valor quando você precisa de ajuda dos que as conexões fortes (os contatos que você vê todo o dia e que conhece bem);
- Em cada conjunto demográfico, para uma determinada interação (campanha de marketing, ação de venda, evento,...) o número de oportunidades no grupo alvo primário é equivalente aos que podem ser encontrados nos diferentes nichos que constituem o “long tail”; Aplicações como o e-commerce e as redes sociais são capazes de entregar e extrair valor para o “long tail” de cada conjunto demográfico; e
- A nova geração que está agora iniciando a sua vida profissional, também conhecida como a Geração do Milênio, é constituída pelos nativos digitais, que já nasceram com um mouse na mão e têm uma visão radicalmente diferente, das gerações anteriores, sobre a computação, com profundas implicações no mundo profissional.
As redes sociais são capazes de tirar vantagem de todas estas noções para produzir ferramentas capazes de fomentar a inteligência coletiva, o trabalho colaborativo e as comunidades de suporte: não apenas as redes sociais, mas também os search engines (onde o resultado de uma busca é baseado no número de acertos de uma ampla comunidade), blogs, wikis, folksonomy e mensagens instantêneas. Esta é uma área de desenvolvimento constante, onde as aplicações se integram e novas características são implementadas regularmente.
Outros tipos de comunidade que vêm crescendo são as redes sociais dedicadas à aprendizagem de novos idiomas. O contato com internautas de todo o mundo facilita a compreensão das línguas, e as ferramentas disponíveis como fóruns, chats e atividades interativas aceleram o processo de aprendizado. O Livemocha e o Italki são dois bons exemplos.
A socialização digital tem estado cada vez mais presente em nosso dia a dia. É fato que você já deve ter pelo menos acessado alguma das redes sociais disponíveis na internet. Com toda a evolução social da internet, ficamos propensos ao uso de redes sociais para tornarmos digitalmente sociáveis.É comum encontros entre pessoas que se conheciam apenas em redes sociais. Em Curitiba, por exemplo, existe o Curitiblogs uma associação de blogs de Curitiba, onde frequentemente os blogueiros encontram-se para partilhar de conhecimentos e é claro para dar aquela relaxada e curtir o papo entre amigos. Esta forma de socialização entre os blogueiros têm se tornado constante.O uso de redes sociais pode ser muito benéfico a você, além de divulgar a sua imagem, você pode criar uma rede de contatos sem fim. “Socializar” este é o verbo utilizado por muitos. A vida sociável na internet é como na vida real, quanto mais sociável ser, maior será sua reputação na web. O Twitter, por exemplo, é uma ótima forma de socializar, você não tem muito trabalho para realizar tal feito. Basta criar uma conta, postar seus “twitts”, seguir algumas pessoas, e ser seguido por outras, fácil não? Parece ser, mas por mais simples que o twitter possa ser, para você juntar uma quantidade considerável de seguidores é necessário muito trabalho e acima de tudo escrever o que o povo quer ler. Você pode utilizar as redes sociais para divulgar seus trabalhos, seu conhecimento, suas ideias, enfim o que você quiser. Não existem barreiras entre você a rede.
O impacto das redes sociais nos negócios.
A revolução causada pela WEB 2.0 está transformando as nossas vidas; é uma avalanche que está invadindo nossos espaços pessoais e profissionais. O conceito de rede social é o centro desta transformação e reúne todos os aspectos desta mudança. Ferramentas e comportamentos que se espalharam no universo dos consumidores agora estão fazendo a transição para o mundo corporativo, com diversas implicações nos processos de negócios que irão modificar a maneira com que trabalhamos.
Antes de apresentarmos as mudanças para os processos de negócio, é interessante com um breve olhar sobre os principais conceitos relacionados com as redes sociais:
- As ferramentas eletrônicas podem aumentar o número de contatos ativos que uma pessoa consegue manter (o limite humano para relações estáveis, segundo algumas pesquisas, era de 150, mas com as novas ferramentas este limite agora é desconhecido);
- Se selecionarmos aleatoriamente duas pessoas no planeta, eles estarão separados, em média, apenas por seis graus de separação. Ou seja, uma pessoa que conhece outra que conhece fulano...; virtualmente, qualquer um pode ser contacto em apenas seis passos;
- As conexões fracas (os contatos que você mal vê e conhece superficialmente), geralmente, criam mais valor quando você precisa de ajuda dos que as conexões fortes (os contatos que você vê todo o dia e que conhece bem);
- Em cada conjunto demográfico, para uma determinada interação (campanha de marketing, ação de venda, evento,...) o número de oportunidades no grupo alvo primário é equivalente aos que podem ser encontrados nos diferentes nichos que constituem o “long tail”; Aplicações como o e-commerce e as redes sociais são capazes de entregar e extrair valor para o “long tail” de cada conjunto demográfico; e
- A nova geração que está agora iniciando a sua vida profissional, também conhecida como a Geração do Milênio, é constituída pelos nativos digitais, que já nasceram com um mouse na mão e têm uma visão radicalmente diferente, das gerações anteriores, sobre a computação, com profundas implicações no mundo profissional.
As redes sociais são capazes de tirar vantagem de todas estas noções para produzir ferramentas capazes de fomentar a inteligência coletiva, o trabalho colaborativo e as comunidades de suporte: não apenas as redes sociais, mas também os search engines (onde o resultado de uma busca é baseado no número de acertos de uma ampla comunidade), blogs, wikis, folksonomy e mensagens instantêneas. Esta é uma área de desenvolvimento constante, onde as aplicações se integram e novas características são implementadas regularmente.
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